Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Artigos de Jornais Online - de 22 a 29 de Agosto

Edição online do Sol Português (Portuguese Sun)
Edição online do Correio da Manhã
Edição online do Jornal da Madeira
Edição online do Açoreano Oriental

domingo, 24 de agosto de 2008

Entrevista na RFM / Radio Renascença

A Radio Renascença fez uma breve entrevista a Maria Villax, do departamento de relações públicas, sobre a Maratona Acredita. Podem ouvir as suas declarações aqui:







Entrevista na SIC - O Fim da Maratona Acredita

Entrevista na TSF

A TSF fez uma breve entrevista ao nosso Zé Miguel após a sua chegada a Sagres. Podem ouvir as suas declarações aqui:







sábado, 23 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Chegada!

Sensacional! Fantástico! Brilhante! Não existe adjectivação capaz de descrever a fenomenal empresa que o Zé Miguel deu início há duas semanas atràs. Muitos não acreditavam que conseguisse, outros mais cépticos, desconfiavam que chegasse sequer ao fim do trajecto. Até o próprio Zé Miguel ponderou terminar prematuramente a Maratona... Todavia, chegou a Sagres ao cair desta noite e como culminar desta aventura, mergulhou nas gélidas águas do Oceano Atlântico. No dia em que os Jogos Olímpicos de Pequim realizam a sua cerimónia de encerramento, houve um português que terminou uma (super) maratona com mais de 700 km em 15 dias. Simbólico. Não ganhou qualquer medalha mas fez bem mais do que isso. Fez-nos acreditar que nada é impossível, que não existem limites para quem luta pelos seus objectivos. Isso vale todo o ouro do mundo. E assim provou que com querer se pode regenerar o nosso País, arredar o pessimismo latente na nossa sociedade e começar uma onda de mudança... se assim o quisermos e lutarmos por esse e outros sonhos também. A mensagem da ‘Maratona Acredita’ foi inequívoca; para atingir qualquer desígnio, requer fé, visão, determinação, dedicação e crer em si mesmo. Isso só é possível para quem Acredita!

Todos nós da parte da ‘Acredita Portugal’ agradecemos a todos quanto ajudaram e apoiaram para que a ‘Maratona Acredita’ se concretizasse. Mantenham-se atentos a novos desenvolvimentos no nosso site. Muito Obrigado!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Anúncio

O Zé Miguel vai entrar nas últimas 48h relativas à Maratona! Sem dormir esta noite vai tentar encurtar distâncias dos 130 km que o separam de Sagres. São nada menos do que três maratonas para atingir o local do antigo "Promontorium Sacrum" romano. É possível que ainda hoje se encontre com representantes da Câmara de Aljezur.

Maratona Acredita: Dia 13

Se por um lado já não há colinas íngremes e montanhas para ultrapassar agora é o calor tórrido das planícies alentejanas o principal obstáculo. Passou por Grândola, Mimosa e parou em Cercal. Em Mimosa na Pastelaria Bar "O Aquário" mais uma vez teve direito a um acolhimento afectuoso. A Senhora Joaquina alimentou o nosso Zé com uma saborosa bifana e água fresca e a sua filha Eliana permitiu que o Zé acedesse à Internet para ver as mensagens de apoio que lhe vão enviando. Que belas pessoas possui este nosso Portugal! Outra magnífica etapa sem dúvida.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 12

Raras vezes uma noite de sono prolongado lhe soube tão bem. Retemperou forças para as jornadas que aí vêm e que serão bastante exigentes. Nesta etapa, poucas vezes se cruzou com pessoas ou povoações. O terreno árido, o ar seco e um sol ardente foram os sinais inequívocos de que entrara no Alentejo. Em Palma, uma aldeia do concelho de Alcácer do Sal, o nosso Zé Miguel, cambaleante, alagado em suor e com uma sede infernal entrou no Clube Recreativo. Autêntico oásis. Com uma notável hospitalidade, Dona Irene ofereceu-lhe uma fatia de bolo de mel, uma sandes de fiambre, um refrigerante e basta água. Não faltou até o gelo para as suas inchadas e maltratadas articulações dos joelhos. Onde quer que o Zé Miguel, é sempre bem recebido e com enorme simpatia. Entrou a correr nos corações das pessoas e ainda teve tempo para recuperar 10 km. Belíssima etapa!

Entrevista Radio Clube Português

O Radio Clube Português fez hoje uma entrevista ao Zé Miguel. Esta entrevista surgiu como introdução a uma futura entrevista que o RCP fará no dia da chegada em Sagres. Podem ouvi-la aqui:







quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 11

...Tão longo foi o dia que o Sol tornou a refulgir no horizonte sem que praticamente descansasse um único minuto. O nosso Zé Miguel tentou recuperar algumas energias algures perto de Samora Correia, num banco de paragem de autocarro, cerca de 45 minutos antes da entrevista à SIC mas as melgas e os mosquitos não foram nada complacentes. A entrevista decorreu tranquilamente à saída de Porto Alto, e até surpreende pelo discernimento com que falou, apesar da 'directa' e das intensas dores. Pouco depois, entrou num troço onde caminhou mais de 25 km sem água pois perdera a sua garrafa durante a viagem. Ponderou regressar ao local de onde partira para se hidratar, mas graças à infinita ajuda de algumas pessoas na zona de Taipadas não foi necessário. Continuou a sua marcha e acabou em Pegões ao cair da noite. Pouco dormiu nestes últimos dias na ânsia de recuperar os quilómetros em falta. Tentou não extinguir de vez o sonho de cortar a meta no dia desejado. O atraso cifra-se agora em cerca de 50 km, ou seja, praticamente um dia. Acreditar é poder.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Entrevista na SIC

Maratona Acredita: Dia 10

O nosso Zé Miguel atinge a segunda metade do país. Quando olhamos para o mapa, compreendemos a extensão deste incrível feito. Mas há ainda mais asfalto por palmilhar. Benavente, Salvaterra de Magos são as localidades por onde passou o nosso herói. Contudo não fizeram jus à sua etimologia, não se salvaram os seus doloridos pés, marcados pelas bolhas que se alastram, e pouco ventou soprou naquela região com elevadas temperaturas. Este foi um dia algo improfícuo, não apenas pela dificuldade em correr com bolhas e a falta de pensos e remendos que aliviassem os seus membros da dor. O canal de televisão SIC quis igualmente entrar em contacto com o nosso Zé Miguel e teve de se organizar para uma entrevista que ocorreria no dia seguinte. Este seria um dia longo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 9

Este foi um dia nefasto para a Maratona Acredita. O Zé Miguel cometeu um erro no percurso à saida de Almeirim que lhe custou 15 km. Visto ser-lhe impossível fazer qualquer corta-mato na estrada em que se encontrava, equacionou a hipótese de apanhar boleia para voltar ao ponto de partida. Como se previa, o desafio falou mais alto e voltou a correr. Aos audazes, a sorte protege-os e regressou com intenso vento a favor. Descansou esta noite algures entre Benfica do Ribatejo e Muge. Após dias de intensíssimo desgaste físico e de pouca recuperação, os efeitos do cansaço fazem-se sentir mais do que nunca. É um momento decisivo desta Maratona.

domingo, 17 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 8

Mais uma etapa complicada com passagens nas cidades de Tomar, Vila Nova da Barquinha e Golegã. Acabou a sul da Chamusca não sem antes ter sofrido alguns percalços. Estando proibido de correr nas auto-estradas e vias complentares, teve de encontrar uma alternativa ao IC3. Foi providencial a enorme ajuda das pessoas de Santa Cita que indicaram o desvio que deveria ser tomado, contornando por estradas locais. Esta 'pequena' contrariedade aumentou o atraso para um total de 30 km. Porém nem tudo são más notícias, uma vez que se livrou finalmente da febre.

sábado, 16 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 7

É notável o altruísmo das gentes do nosso Portugal. Ao Zé Miguel, não só lhe oferecem gentilmente comida como guarida. Pão, fruta e água são autênticas dádivas. Contudo, o Zé Miguel prefere dormir ao relento, com a terra como cama e o céu como telhado. Possui um cobertor pois correr com uma tenda seria insuportável. O corpo encontra-se ainda frágil, o coxear reaparece nos momentos mais difíceis do trajecto, tendo feito inclusive uma bengala com ramos de pinheiros selvagens. A inflamação por detràs do joelho esquerdo continua, assim como na virilha do mesmo lado. O agravar das lesões pode comprometer a corrida. Em Penela começou a sua viagem diária, até 10 km a Norte de Tomar, onde dormiu num descampado e acordou com uma tímida chuva ribatejana a beijar-lhe o rosto.

Maratona Acredita: Dia 6

O Zé Miguel acompanha o rio Mondego, passa em Pampilhosa da Serra e chega à "Lusa-Atenas" Coimbra. As colinas na última fase do dia, o coxear, a febre em escalada, chuva e frio são demasiados inimigos para se combater apenas com um mero sabre de Paracetamol. Diz o fado da cidade universitária que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida; o nosso Zé Miguel iria dar-se conta disso. Ao sair da cidade, toma a direcção para Condeixa e chega a Penela à meia-noite. Neste local, mesmo no cume da localidade há um castelo. Onde inúmeros reis da nossa História nasceram, o Zé Miguel, "conquista" mais um local, apesar de se encontrar rodeado por uma densa mata. Contudo, às três da manhã, exausto, perguntou-se se não estaria perdido e longe da próxima localidade. Sem qualquer referência para onde se deveria dirigir, caminhou no sentido de Tomar durante 10 km onde só viu o balancear de folhas e o reflexo da lua cheia nas copas das árvores.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 5

Águeda, Anadia, Mealhada. Colinas, cabeços e encostas. Serra do Buçaco como pano de fundo. Volta a Portugal sem bicicleta. As tantas da manhã ainda corre num jeito algo coxeante, a compensar o atraso. O esforço é tão intenso que ele tem uma febre da qual somente se apercebeu hoje, apesar de o acompanhar há dois dias. Foi necessário mais um desvio para encontrar uma farmácia de serviço. Encontrou-a já na Mealhada, as duas horas da manhã, com dores musculares, joelhos maltratados, mal-estar e esgotado. A lesão antiga de 2004, teve um diagnóstico inconclusivo sendo que os médicos apontavam para tendinite crónica ou rotura parcial de ligamentos após uma ressonância magnética. Hoje em dia, será fácil perceber a razão: excessiva força de vontade.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 4

O nosso Zé Miguel atravessa colinas há cerca de dois dias, com serias repercussões para o seu corpo, cada vez mais fustigado a medida que avança indelevelmente rumo ao seu destino . Ao quilómetro 28 do desejado trajecto para o dia de hoje, deparou-se com uma serie de outeiros a entrada de São João da Madeira. O ligamento do joelho deu um sinal de que se encontra sobrecarregado. Foi um sério aviso que obrigou a uma paragem forçada. Como se isso não bastasse, os 28 quilómetros que efectuara correspondem somente a 18 na direcção que se pretende, a da ponta mais ocidental da Europa. A aventura está por um fio. Tão frágil quanto um ligamento. Estará próximo o fim desta maratona?

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Maratona Acredita

Passo ante passo, vagarosamente ou num épico trote, o nosso Zé Miguel atravessa vales, colinas e campos. Viagens na nossa terra poderia ser o título desta maratona. Apesar dos dias anteriores terem apresentado diversos problemas, conseguiu recuperar os quilómetros em falta, o que por si só é incrível. Desgastado, fisicamente debilitado mas com uma vontade de ferro, faz o descanso do guerreiro perto de Estarreja. É extraordinária a sua perseverança. O Zé não deixa de nos surpreender. Ele faz-nos acreditar a cada dia que passa, a cada cidade que alcança.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 3

Ao terceiro dia, o Zé Miguel partiu de Vila do Conde e atravessou o Porto ainda de noite. Para reduzir o atraso, experimentou um atalho recorrendo a cerca de 6 Km de auto-estrada entre Gaia e Carvalhos. Este estrondoso esforço permitiu ainda aproximar-se de Vendas de Grijó, onde teve obrigatoriamente de parar devido as fortes chuvas que assolam o Norte do pais. Em suma, conseguiu menorizar os quilómetros em falta. Contudo o ligamento do joelho direito continua a ser o maior obstáculo desta Maratona, numa fase do percurso onde se irá deparar com um terreno bastante acidentado. Somente os próximos dias poder-nos-ão revelar se o seu joelho aguenta esta incrível aventura...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 2

O segundo dia foi algo atribulado. Ao final da tarde surgiu um estorvo inesperado: a chuva pesada ensopou toda a 'logística' e fez com que tivesse de parar. O Zé Miguel deparou-se mais tarde com outro contratempo ainda mais grave. Um inesperado ressurgimento de uma lesão antiga no ligamento do joelho direito, obrigou-o a um desvio de 10 Km para encontrar uma farmácia, na procura de um anti-inflamatório. Acabou este dia um pouco mais cedo que o previsto, na cidade de Vila do Conde, a norte do Porto. Para além do atraso acumulado de 25 km, o seu joelho ameaça agora tornar-se o seu principal adversário...

domingo, 10 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 1

No seu primeiro dia, o Zé Miguel correu 40 km. Devido a problemas logísticos e musculares, ficou aquém dos 55 km diários que tem de correr para completar a Maratona. Deixou Caminha e Viana do Castelo para trás. Para recuperar o atraso correu pela noite dentro, atravessando o Rio Lima pela 1h da manhã, parando duas horas depois para dormir ao relento algures entre Amorosa e Castelo de Neiva. Os próximos dias vão determinar se esta Maratona é possível de realizar...

sábado, 9 de agosto de 2008

Maratona Acredita: Dia 0

Passa pouco depois das 9h da manhã quando o nosso Zé Miguel embarca no comboio que o levará a Caminha, o princípio desta incrível aventura. Consigo, transporta uma mochila, um mapa e uma enorme vontade de acreditar que será possível chegar ao destino dentro de 15 dias. Ele acredita e todos nós também!