Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Coimbra projecta para 2013 Museu da Ciência único a nível mundial


Aproveitar as singularidades que o espólio e os edifícios da Universidade de Coimbra oferecem para criar um grande museu da ciência que atraia públicos nacionais e internacionais é um objectivo que se tornará realidade em 2013.

Há dois anos e meio encontra-se aberta ao público a primeira fase do Museu da Ciência no Laboratorio Chimico, com uma área de mil metros quadrados, embora a sua real dimensão só será visível com a inclusão dos 13 mil metros quadrados do adjacente Colégio de Jesus.

O espólio em exibição no Laboratorio Chimico engloba 200 objectos mas o grande museu será constituído a partir de um acervo de 250 mil peças.


"O projecto foi sempre pensado em duas fases. Uma primeira fase mais pequena, procurando testar ideias, seguindo um pouco a filosofia do cientista: testar ideias para ver se elas funcionam, e como funcionam", afirmou o seu director, Paulo Gama Mota.


Tem servido igualmente para criar uma equipa e ganhar experiência para gerir o grande museu, testando ainda interacções com o público bem sucedidas, como o confirma o crescimento anual de visitantes, que em 2008 ascenderam a 23 mil.


A segunda fase visa juntar todas a colecções científicas da UC, da Física, Antropologia, Química, Astronomia, História Natural, Botânica, Zoologia, Mineralogia, Medicina, Farmácia e Etnografia, bem como o acervo de instrumentos científico-tecnológicos, da Faculdade de Psicologia e do Instituto Geofísico, entre outros.


"Temos todas as condições para que seja um centro de grande atracção museológica, não só nacional como também internacional", com 100 mil visitantes por ano, salientou o seu director, frisando também que é essa a opinião dos consultores estrangeiros que acompanham o projecto, de museus de França, Inglaterra e EUA.


Com a primeira fase do Museu da Ciência, que foi o vencedor do Prémio Micheletti 2008, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, a Universidade de Coimbra tem procurado criar dinâmicas atractivas que envolvam diversos públicos e a própria sociedade na sua gestão.



Sem comentários: