Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

terça-feira, 30 de junho de 2009

Canoísta portuguesa conquista ouro na Alemanha

Joana Vasconcelos conquistou duas medalhas de ouro nas Regatas Internacionais de Bochum, Alemanha, vencendo as provas de K1 500 e 1.000 metros. "A Joana é já uma certeza de futuro na canoagem portuguesa, com capacidades para vir a integrar também a elite internacional", afirmou à Agência Lusa o seleccionador Ryszard Hoppe.

A canoísta júnior do Clube Náutico de Crestuma cumpriu os 1.000 metros em 4.21,069 minutos, tendo deixado para trás a holandesa Sonia van Harten e a belga Semke Weckx. Já nos 500 metros, Joana Vasconcelos triunfou com 2.01,070 minutos, impondo-se à mesma holandesa por e à austríaca Katrin Bachmeyer.

Já em Maio, Joana Vasconcelos tinha brilhado em prova semelhante. Há um mês, trouxe da Eslováquia o ouro em K1 500 e o bronze nos 1.000 metros.


Américo Amorim é o primeiro português reconhecido pela St. John’s University

Américo Amorim foi o primeiro português a ser agraciado com o doutoramento Honoris Causa pela St. John’s University, em Nova Iorque, no passado dia 15 de Junho de 2009. Este galardão veio assim reconhecer internacionalmente o empresário português e o trabalho que tem empreendido ao longo de 57 anos.

De acordo com o Jornal de Negócios, a conceituada instituição norte-americana escolheu Américo Amorim devido ao seu trabalho em prol da economia, do compromisso com o ambiente bem como com desenvolvimento social e humanitário.

Américo Amorim passa assim a fazer parte de uma prestigiada lista de personalidades reconhecidas pela pela St. Jonh’s, como por exemplo Ronald Reagan, ex-presidente dos Estados Unidos, Hosni Mubarak, presidente do Egipto, ou Recep Tayyip Erdogan, primeiro-ministro da Turquia.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Portugal cria ferramenta para neutralizar ameaças terroristas e ganha prémio!


Uma nova técnica de neutralização de explosivos, desenvolvida por uma equipa de investigadores do LEDAP - Laboratório de Energética e Detónica e ADAI – Associação para o Desenvolvimento Industrial da Aerodinâmica, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguida com o Prémio de Melhor Poster Científico, na Conferência Europeia de Armas Não-Letais, realizada na Alemanha.


A tecnologia portátil, operada remotamente, para a neutralização dos dispositivos explosivos improvisados, agora premiada, resulta de sucessivos estudos desenvolvidos ao longo dos últimos 7 anos e representa “um grande avanço nas tecnologias para neutralizar, de forma cirúrgica, materiais extremamente perigosos”, declara Igor Plaksin coordenador e principal investigador do estudo. Esta técnica, miniaturizada, é baseada na aceleração por explosivo, de jactos de água contendo múltiplos pequenos projécteis. “Diariamente, em todo mundo são descobertos artigos suspeitos de conter dispositivos perigosos, potencialmente para aplicações terroristas e criminais. É, portanto, imperativo desenvolver continuamente tecnologia de ponta, capaz de neutralizar e eliminar, de forma segura, esses dispositivos”, adianta o investigador, originário da Ucrânia.

E como anular os potenciais efeitos trágicos do material explosivo sem colocar pessoas e bens em perigo? – “Devem ser remotamente neutralizados, usando dispositivos dinâmicos portáteis”, responde o investigador da FCTUC.

Questionado sobre a importância do galardão europeu, Igor Plaksin considera que “ um país pequeno e com recursos limitados conseguir, pela segunda vez, este prémio é muito estimulante para nós, investigadores. Acredito, que a nossa contribuição é um indicador da importância e atenção que a sociedade internacional atribui à prevenção e detecção do terrorismo e ao combate ao crime organizado”.

O prémio foi atribuído pelo European Working Group Non-Lethal Weapons (EWG-NLW), fundado em 1998, e que engloba investigadores universitários e especialistas das forças policiais e militares de Itália, Rússia, Reino Unido, Suíça, França, Suécia e Alemanha, entre muito outros. Portugal faz-se representar no EWG-NLW por um consórcio que reúne a PSP, Ministério da Administração Interna e Universidade de Coimbra, através do LEDAP - o único laboratório nacional de investigação e desenvolvimento a trabalhar com produtos explosivos, com relevância para os aspectos relacionados com a segurança.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vinho português reconhecido com ouro em Londres


Portugal venceu 33 medalhas de ouro naquele que é provavelmente o mais conceituado concurso de vinhos do mundo, o International Wine Challenge, que decorreu em Londres em Abril. Dentro de um total de 345 medalhas, 33 foram ouro, entre tintos (12), brancos (3) e generosos (18).


A medalha de ouro significa uma pontuação entre 95 e 100 pontos e à frente de Portugal ficou apenas a França, a Austrália e a Itália. Nos jurados encontravam-se bastantes críticos portugueses, incluindo enólogos reconhecidos como Rui Reguinga, Charles Symington, António Maçanita ou Rui Madeira.

Marcelino Sambé destaca-se em Moscovo


Marcelino Sambé venceu no passado dia 18 de Junho a medalha de prata, na categoria júnior, do XI Concurso Internacional de Artistas de Bailado e de Coreógrafos de Moscovo. Esta competição é uma das mais prestigiadas no panorama internacional da dança, tendo no júri estrelas do bailado russo e mundial .

No sítio do canal televisivo "Kultura", que acompanhou a final desta competição, pode ler-se que "Marcelino arranca sempre os aplausos da sala. Ele tem medalhas de três concursos internacionais e é candidato ao ouro".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

4 "dicas" para encontrar novo emprego

O Jornal Público online publicou hoje um artigo com 4 dicas para procurar emprego. Aqui estão elas:

1. Defina o seu mercado de trabalho

Cada profissional à procura de emprego deve criar um plano de marketing pessoal, especificando a função que pretende desempenhar e as responsabilidades que ambiciona ter. A pormenorização exacta da localização geográfica, da indústria e da dimensão da organização procurada são igualmente preponderantes.

2. Faça uma lista das empresas-alvo

Uma lista de empresas-alvo é tão importante como o currículo, permitindo focar a pesquisa e tornando mais fácil o networking. Sem uma lista de empresas definida quem procura emprego não pode ser proactivo.

3. Defina objectivos concretos

Deve definir os objectivos (reais e atingíveis) que quer atingir. Estaja atento, leia jornais, revistas e artigos na Internet, assista a programas informativos na televisão e na rádio.

4. Esteja atento à Internet mas não descure as restantes ferramentas de procura de emprego de que dispõe

É fácil ser apanhado nas teias dos anúncios de emprego que se encontram online e negligenciar o papel importante que a sua rede de contactos tem no processo de procura de trabalho.