Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Portugal cria ferramenta para neutralizar ameaças terroristas e ganha prémio!


Uma nova técnica de neutralização de explosivos, desenvolvida por uma equipa de investigadores do LEDAP - Laboratório de Energética e Detónica e ADAI – Associação para o Desenvolvimento Industrial da Aerodinâmica, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser distinguida com o Prémio de Melhor Poster Científico, na Conferência Europeia de Armas Não-Letais, realizada na Alemanha.


A tecnologia portátil, operada remotamente, para a neutralização dos dispositivos explosivos improvisados, agora premiada, resulta de sucessivos estudos desenvolvidos ao longo dos últimos 7 anos e representa “um grande avanço nas tecnologias para neutralizar, de forma cirúrgica, materiais extremamente perigosos”, declara Igor Plaksin coordenador e principal investigador do estudo. Esta técnica, miniaturizada, é baseada na aceleração por explosivo, de jactos de água contendo múltiplos pequenos projécteis. “Diariamente, em todo mundo são descobertos artigos suspeitos de conter dispositivos perigosos, potencialmente para aplicações terroristas e criminais. É, portanto, imperativo desenvolver continuamente tecnologia de ponta, capaz de neutralizar e eliminar, de forma segura, esses dispositivos”, adianta o investigador, originário da Ucrânia.

E como anular os potenciais efeitos trágicos do material explosivo sem colocar pessoas e bens em perigo? – “Devem ser remotamente neutralizados, usando dispositivos dinâmicos portáteis”, responde o investigador da FCTUC.

Questionado sobre a importância do galardão europeu, Igor Plaksin considera que “ um país pequeno e com recursos limitados conseguir, pela segunda vez, este prémio é muito estimulante para nós, investigadores. Acredito, que a nossa contribuição é um indicador da importância e atenção que a sociedade internacional atribui à prevenção e detecção do terrorismo e ao combate ao crime organizado”.

O prémio foi atribuído pelo European Working Group Non-Lethal Weapons (EWG-NLW), fundado em 1998, e que engloba investigadores universitários e especialistas das forças policiais e militares de Itália, Rússia, Reino Unido, Suíça, França, Suécia e Alemanha, entre muito outros. Portugal faz-se representar no EWG-NLW por um consórcio que reúne a PSP, Ministério da Administração Interna e Universidade de Coimbra, através do LEDAP - o único laboratório nacional de investigação e desenvolvimento a trabalhar com produtos explosivos, com relevância para os aspectos relacionados com a segurança.

Sem comentários: