Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Portuguesa descobre gene envolvido na formação de neurónios


A bioquímica Luísa Pinto, agora no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, é a primeira autora de um artigo científico que anuncia a descoberta de um gene importante na formação dos neurónios. De acordo com o artigo publicado na última edição da revista “Nature Neuroscience”, o gene AP2gamma desempenha um papel essencial no desenvolvimento dos neurónios do córtex visual, onde se processa a informação visual.
Luísa Pinto está agora a trabalhar no sentido de perceber se o gene descoberto consegue conduzir à formação de novos neurónios num cérebro adulto, uma vez que no cérebro adulto, os neurónios não se regeneram. O objectivo é verificar se este gene consegue levar à formação de novos neurónios em situações normais e de doenças, como as doenças relacionadas com o “stress”, onde os neurónios estão em menor número numa zona do córtex cerebral que se chama hipocampo.

2 comentários:

Marta M disse...

Às vezes percebemos perante um de NÓS que mostra sua força e perseverança ao mundo, que somos um povo com enorme potencial, bastando que cada um acredite em si e vá em frente!
Marta Martins
www.domeulugar.blogs.sapo.pt

Captain Barbosa disse...

Parabéns! Confesso que nestes momentos ficaria bem melhor o teu nome a substituir a palavra portuguesa no título da notícia. talvez só daqui a mais uns tempos já te reconheçam Luísa Pinto.