Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

sábado, 26 de setembro de 2009

Maria Ramos reconhecida a nona mulher mais influente do mundo


Maria Ramos é a nona mulher mais influente do mundo, de acordo com a revista americana Fortune. Maria Ramos emigrou com os pais para África do Sul, na década de 60 e é directora executiva do grupo bancário sul-africano Amalgamated Banks of Southern Africa (ABSA). A economista luso-descendente é uma espécie de estrela do mundo financeiro. Em 1994 ocupou o cargo de directora-geral do Tesouro no primeiro governo de Nelson Mandela. Dez anos depois passou a liderar a empresa pública Transnet e salvou a companhia de portos e caminhos de ferro da ruína.
Maria Ramos transformou a Transnet, com recurso a um plano de reestruturação e separação do grupo em várias empresas autónomas e investimentos em áreas críticas um passivo de 6,3 mil milhões de randes (572 milhões de euros) em 2004 num lucro operacional de 4,3 mil milhões de randes (390 milhões de euros) em 2008. Graças ao talento desta portuguesa foram salvos 75 mil postos de trabalho. Em 2005, um inquérito nacional colocou Maria Ramos como a mulher mais influente do país, depois do ex-presidente Mlambo-Ngcuka; meses mais tarde foi considerada "Líder do Ano" pelo jornal inglês "Sunday Times" e, este ano, ganhou em Londres o galardão "Outstanding Business Woman of The Year" (Proeminente Empresária do Ano).
Desde Março deste ano, Maria Ramos está à frente do grupo bancário ABSA, um dos maiores grupos bancários sul-africanos detido maioritariamente pelo Barclays, que emprega 34 mil funcionários, tem 8,1 milhões de clientes, 720 balcões espalhados por todo o continente africano e passivos avaliados em 466 mil milhões de randes.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco