Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nissan lança Leaf com baterias portuguesas


A Nissan acabou de mostrar no Japão o novo veículo eléctrico - o Leaf - que virá a ser equipado com baterias produzidas em Portugal.
A Nissan irá instalar duas novas fábricas de baterias de iões de lítio em Portugal e no Reino Unido. A unidade portuguesa deverá ficar instalada em Sines ou em Estarreja, onde a construtora promete investir 250 milhões de euros e criar duas centenas de postos de trabalho directo. A meta é a produção de cerca de 60 mil unidades anuais de baterias que serão exportadas para todo o mercado europeu.
A escolha de Portugal para este investimento prende-se com o facto de o país ter sido o primeiro na Europa a aderir ao programa Mobilidade de Emissões Zero, lançado pela Renault-Nissan. Este acordo marcou também o arranque da construção da rede nacional para o carregamento de carros eléctricos, a Mobi-E, que prevê a instalação de 1300 estações de carregamento nos próximos dois anos. O projecto já tem um protótipo feito por um consórcio liderado pela Efacec e ao qual já aderiram 25 capitais de distrito.
O preço do Laef ainda não foi revelado mas Carlos Ghosn, presidente-executivo da Nissan, disse que será semelhante ao de um automóvel a gasolina, excluindo o custo das baterias de iões de lítio. De acordo com a Lusa, o valor deste novo automóvel poderá estar na ordem dos 15 mil euros.

Sem comentários: