Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

domingo, 17 de maio de 2009

Mão portuguesa na missão ‘Planck’

As duas mais ambiciosas missões científicas já feitas para tentar desvendar os pontos mais escuros, mais frios e mais antigos do Universo já estão no espaço. Enquanto o ‘Herschel’ vai olhar para os primeiros instantes do Universo, o telescópio espacial ‘Planck’ tem a preocupação oposta. A sua principal missão será estudar como o Universo se desenvolverá, como ele irá mudar e com o que se parecerá no futuro.

"Através da observação da radiação cósmica de fundo podemos tentar perceber como foram os primeiros instantes do Universo e ainda medir as ondas gravitacionais produzidas pela inflação – modelo cosmológico que prevê uma aceleração na expansão do Universo, nos seus instantes iniciais", explica Luís Mendes, físico português a trabalhar na Agência Espacial Europeia e envolvido nesta missão.


Para Luís Mendes, doutorado em Cosmologia Teórica e cientista de suporte para o instrumento LFI (Instrumento de Baixa Frequência), a bordo do ‘Planck’, o grande contributo desta missão poderá ser a "detecção dos modos-B de polarização da radiação cósmica de fundo, uma evidência bastante forte para a existência no Universo de um fundo cósmico de ondas gravitacionais e, por sua vez, da existência de uma fase de inflação nos primeiros instantes do Universo".


Sem comentários: