Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Acredita Portugal entrevista Luisa Matias, finalista do concurso Realiza o teu Sonho



Luísa Matias é uma pessoa para quem a vida só faz sentido com sonhos... Concorreu ao concurso Realiza o Teu Sonho da Associação Acredita Portugal porque quer realizar o sonho de uma vida: melhorar a qualidade de vida dos doentes com Esclerose Múltipla em Portugal, inovando a forma como se olha e se sente uma doença crónica, através de acções de formação, que permita, aos portadores desta doença, conhecê-la (e conhecerem-se) melhor.

Leia a entrevista completa na rubrica "Nós, Finalistas", Edição Especial com os Finalistas do Concurso Realiza o Teu Sonho aqui.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Preguiçosos, os Portugueses?

«É indiscutível que a economia portuguesa é pouco competitiva e tem dificuldade em concorrer com outros países. 
Mas a verdade é que em Portugal os salários reais não só têm crescido em linha com a Alemanha, como o crescimento da produtividade tem conseguido acompanhar Berlim. Em Portugal, o custo por cada unidade produzida aumentou 26,4% entre 2000 e 2010, enquanto na Alemanha cresceu apenas 5,6%. Este indicador não conta, contudo, com a inflação, que tem sido bastante mais elevada nos países periféricos. Dois países podem crescer ao mesmo ritmo e partilharem os mesmos custos salariais, mas se um tiver uma taxa de inflação maior que o outro, os custos unitários do trabalho serão superiores. É o que tem acontecido entre, por exemplo, Portugal e Alemanha. Tendo em conta a inflação, as compensações reais dos trabalhadores evoluíram sensivelmente ao mesmo nível nos dois países, com a produtividade a crescer também a um ritmo similar.
Na semana passada, a "Business Insider" escrevia: "Os Europeus do Sul não são preguiçosos", sublinhando que os trabalhadores de países como Portugal e Grécia trabalham mais horas que franceses e alemães. A diferença é que os dois últimos trabalham de forma mais eficiente. Isto é, ineficiências e outro tipo de custos que não salários deverão ser os responsáveis pela fraca competitividade da periferia.»

fonte: Jornal i

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Acredita Portugal entrevista Rute Ferreira, finalista do concurso Realiza o teu Sonho

O sonho com que Rute Ferreira concorreu ao Realiza o Teu Sonho consiste em abrir uma creche que permita o cuidado de crianças entre os 4 e os 10 anos, 24 horas por dia, 365 dias por semana.
Esta ideia surgiu devido a uma necessidade: a sua profissão impôs-lhe horários nocturnos e a Rute viu-se sem alternativa onde deixar a sua filha.
E fica lançado o desafio: Sigam em frente e não tenham medo de acreditar.


Leia a entrevista completa na rubrica "Nós, Finalistas", Edição Especial com os Finalistas do Concurso Realiza o Teu Sonho aqui.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A aposta em I&D está a gerar novos postos de trabalho em Portugal


«Empresas portuguesas investem mais em inovação

Análise da Alma Consulting concluiu que a crise motivou as empresas portuguesas a apostar na investigação e desenvolvimento.
Nos últimos três anos, as empresas portuguesas têm investido mais em Investigação e Desenvolvimento (I&D). Esta aposta foi uma das formas encontradas para aumentar a competitividade e enfrentar a crise, segundo o "Barómetro do Financiamento da Inovação em Portugal", produzido pela Alma Consulting. "A aposta em I&D está também a gerar novos postos de trabalho em Portugal", segundo a mesma análise. 59% das empresas inquiridas admitiu que houve um aumento dos seus efectivos em I&D entre 2007 e 2009.»


A título de curiosidade, colocamos um link relativo a uma estatística do Barómetro de Inovação que coloca Portugal no 29.º lugar (de entre 52 países) ao nível da inovação:
http://www.barometro.cotec.pt/resources/layout/cotec/img/barometro/estatisticas/COTEC_Innovation_Digest_Dezembro_2010.pdf



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Acredita Portugal entrevista Frederico Montezuma, finalista do concurso Realiza o teu Sonho


A necessidade de se compreender e a insatisfação pessoal, levaram Frederico Montezuma a apresentar-nos o seu projecto, o Biorne, que produz biocombustível a partir da biomassa para serem utilizadas nas lareiras e caldeiras lá de casa ou em centrais termo-eléctricas a biomassa florestal ou a carvão, utilizadas a nível industrial, aproveitando o calor libertado durante a combustão. Frederico acredita que o seu projecto pode contribuir para produzir a energia necessária para o desenvolvimento da economia, de uma forma mais racional.

Veja toda a entrevista no site da Acredita Portugal aqui.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Homem dos sapatos verdes



Jeffrey Swartz (J.S.) representa a terceira geração de uma família que construiu um dos maiores impérios de calçado do mundo (Timberland). Vem a Portugal buscar mais de 100 mil pares de sapatos para o topo de gama da sua colecção, os Earthkeepers 2.0
por Paulo M. Santos - Visão 6/1/2011

J.S.: «Há duas razões para produzirmos aqui, em Portugal: a tecnologia e a proximidade do mercado, visto que este é um modelo com muito boa aceitação na Europa», esclarece. A produção é reduzida - apenas 100 mil unidades -, mas Jeffrey diz que «quando temos uma ideia nova no mercado, não podemos esperar vendas de 10 milhões». E acrescenta: «Nem quero fazer 10 milhões. Prefiro fabricar 100 mil perfeitos.
Outra das apostas da Timberland consiste no fabrico de produtos amigos do ambiente. Porquê? «Ajudo o planeta e ganho dinheiro» - eis a resposta pronta, clara e imediata. Basta olhar para as vendas: «A linha Earthkeeper é a que regista o crescimento mais rápido. Nos EUA, cresceu 300% em apenas um ano e já representa 10% das nossas vendas.»