Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

terça-feira, 8 de junho de 2010

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Internet mais inteligente


A Internet vai ficar mais inteligente, graças a um português. Pedro Oliveira vai ajudar os computadores a perceberem a diferença entre dois nomes que queiram dizer a mesma coisa ou siglas com significados diferentes e a pesquisar exactamente aquilo que queremos procurar, com ajuda da Web semântica, uma extensão da rede actual. Pedro Oliveira recebeu o Prémio Nacional de Trabalhos em Inteligência Artificial 2009, atribuído pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e tem por objectivo com este projecto que o computador, perante um número grande de possibilidades, consiga decidir quais as hipóteses mais prováveis e mais eficientes, o que irá tornar a Web mais inteligente. Pedro Oliveira explicou ao Diário de Notícias que a "A Lógica de Markov é um conjunto de procedimentos e algoritmos baseados em matemática e aprendizagem computacional que nos permite raciocinar sobre conhecimento incerto e complexo". Esta investigação denominada "Probabilistic Reasoning in the Semantic Web using Markov Logic" foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que obteve a nota máxima de 20 valores.

Portugal desenvolve novo método de analisar sangue


Investigadores portugueses desenvolveram um novo método de realizar análises ao sangue reduzindo a recolha de sangue a um mínimo e possibilitando que os resultados estejam prontos dentro de 10 a 15 minutos, o que torna desnecessário marcar uma segunda consulta.
A empresa portuguesa Biosurfit criou o Spinit, um aparelho que a partir de uma gota de sangue consegue processar diferentes testes clínicos. O objectivo, claro, é vender esta tecnologia ao resto do mundo. Em Portugal espera-se que esta inovação esteja disponível ainda este ano em alguns consultórios. O projecto teve um investimento de cinco milhões de euros e foi distinguido na área do empreendedorismo jovem.