Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lisboa eleita melhor destino turístico da Europa


Lisboa foi premiada em cinco categorias de turismo pelo World Travel Award Europa 2009. A capital portuguesa arrecadou os prémios, na categoria Europa, para Melhor Destino Europeu, Melhor Destino City Break e Melhor Destino Cruzeiros.
Os prémios WTA resultaram da votação de milhares de utilizadores do site, entre profissionais de turismo e não profissionais.
Ao nível de alojamento destacam-se ainda os prémios Europeus ganhos pelo Vila Joya, como Melhor Boutique Resort e o Praia d'el Rey Marriott Golf & Beach Resort, que além de ser o anfitrião do evento, recebeu a distinção de Melhor Resort Europeu de Golfe e Lazer.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

David Mares venceu o concurso “Shelter Competition” do Guggenheim


O arquitecto português David Mares venceu o concurso internacional de Design intitulado “Shelter Competition” promovido pelo Museu Guggenheim, Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.
O abrigo, que está instalado em Vale de Barris, perto de Setúbal, conquistou 64.875 votos dos cibernautas, de acorco com a última contagem disponível na página de Internet do Guggenheim de Nova Iorque. David Mares era um dos dez finalistas escolhidos entre cerca de 600 participantes oriundos de 68 países.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Poluição sonora no mar vai ser medida com aparelho português


Quatro jovens investigadores da Universidade do Algarve criaram um aparelho para medir e poluição sonora submarina com vista à protecção de baleias, golfinhos e peixes.

Cristiano Soares, Friedrich Zabel, Celestino Martins e António Silva são os quatro investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) que arregaçaram as mangas para criar o seu próprio emprego e formaram recentemente a empresa “MarSensing” com o objectivo, entre outros, de medir a poluição sonora no mar.

O “hidrofone digital auto-registante” é autónomo do ponto de vista de energia e de armazenamento de dados, é um produto 100 por cento “made in Portugal” e a fase de construção e testes termina este ano. O protótipo, que custou cerca de mil euros sem a mão-de-obra incluída, vai ser introduzido no mercado em 2010 através de venda directa ao cliente, nomeadamente através do sítio da Internet da empresa mãe, a “MarSensing”.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Universidade de Coimbra entre as melhores do mundo


O jornal britânico "The Times" coloca a Universidade de Coimbra no ranking das 400 melhores instituições de ensino superior do Mundo. Esta é uma distinção repetida pelo jornal nos últimos quatro anos, que vê igualmente aquela esta instituição portuguesa como a melhor entre as congéneres nacionais. Isto numa altura em que o ensino português caiu na tabela. Os critérios relevantes para a elaboração do ranking são a avaliação pelos pares, a avaliação por empregadores, os artigos científicos citados, o rácio docentes/estudantes e a internacionalização.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Samuel Aparício descodifica genoma do cancro da mama


O biólogo português Samuel Aparício fez capa da revista Nature por ter conseguido descodificar pela primeira vez o genoma de um cancro da mama. A investigação da equipa liderada pelo cientista português, sediada no Canadá, realizou uma descoberta que, de acordo com declarações de Samuel Aparício à TSF, pode ser um primeiro passo para novas formas de estudar e tratar o cancro.