Associação Acredita Portugal FACEBOOK
BLOGUE INSCREVA-SE NO CONCURSO APOIAR
Blogue

sábado, 26 de setembro de 2009

Maria Ramos reconhecida a nona mulher mais influente do mundo


Maria Ramos é a nona mulher mais influente do mundo, de acordo com a revista americana Fortune. Maria Ramos emigrou com os pais para África do Sul, na década de 60 e é directora executiva do grupo bancário sul-africano Amalgamated Banks of Southern Africa (ABSA). A economista luso-descendente é uma espécie de estrela do mundo financeiro. Em 1994 ocupou o cargo de directora-geral do Tesouro no primeiro governo de Nelson Mandela. Dez anos depois passou a liderar a empresa pública Transnet e salvou a companhia de portos e caminhos de ferro da ruína.
Maria Ramos transformou a Transnet, com recurso a um plano de reestruturação e separação do grupo em várias empresas autónomas e investimentos em áreas críticas um passivo de 6,3 mil milhões de randes (572 milhões de euros) em 2004 num lucro operacional de 4,3 mil milhões de randes (390 milhões de euros) em 2008. Graças ao talento desta portuguesa foram salvos 75 mil postos de trabalho. Em 2005, um inquérito nacional colocou Maria Ramos como a mulher mais influente do país, depois do ex-presidente Mlambo-Ngcuka; meses mais tarde foi considerada "Líder do Ano" pelo jornal inglês "Sunday Times" e, este ano, ganhou em Londres o galardão "Outstanding Business Woman of The Year" (Proeminente Empresária do Ano).
Desde Março deste ano, Maria Ramos está à frente do grupo bancário ABSA, um dos maiores grupos bancários sul-africanos detido maioritariamente pelo Barclays, que emprega 34 mil funcionários, tem 8,1 milhões de clientes, 720 balcões espalhados por todo o continente africano e passivos avaliados em 466 mil milhões de randes.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Workshop online gratuito sobre Inteligência Emocional



A Acredita Portugal irá realizar mais um Workshop no dia 1 de Outubro às 19h. Desta vez sobre Inteligência Emocional. Inscrevam-se!

http://www.acreditaportugal.org/iniciativas/workshops/inteligencia-emocional.php


• Conteúdo:
- O que é e para que serve?
- A Inteligência Emocional e o trabalho
- Comunicação interpessoal e gestão das competências emocionais
- Por que é que a Inteligência emocional é mais importante que o QI?

• Data e Horário: Quinta-feira 1 de Outubro das 19h às 20h

• Localização: Internet Webinar (só precisa de um computador com colunas e de uma ligação à internet)


Esperamos por todos no dia 1 de Outubro!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Portuguesa descobre gene envolvido na formação de neurónios


A bioquímica Luísa Pinto, agora no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, é a primeira autora de um artigo científico que anuncia a descoberta de um gene importante na formação dos neurónios. De acordo com o artigo publicado na última edição da revista “Nature Neuroscience”, o gene AP2gamma desempenha um papel essencial no desenvolvimento dos neurónios do córtex visual, onde se processa a informação visual.
Luísa Pinto está agora a trabalhar no sentido de perceber se o gene descoberto consegue conduzir à formação de novos neurónios num cérebro adulto, uma vez que no cérebro adulto, os neurónios não se regeneram. O objectivo é verificar se este gene consegue levar à formação de novos neurónios em situações normais e de doenças, como as doenças relacionadas com o “stress”, onde os neurónios estão em menor número numa zona do córtex cerebral que se chama hipocampo.

Acredita Portugal entrevista Francisco Lobato


A 24 horas do início da mítica regata Transat 6,50, a Acredita Portugal entrevistou o Francisco Lobato, o único velejador português presente nesta emocionante prova. O Francisco partilhou connosco um pouco da sua paixão pela vela oceânica, falou‐nos da força que o impele a ir mais longe, a superar‐se prova após prova e do poder de acreditar sempre. Leia aqui a entrevista completa através do link: http://www.acreditaportugal.org/canal-ap/nos.php

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Empresários portugueses estudam primeira central solar gigante


Um grupo de empresários portugueses está a estudar a construção de uma central solar gigante no Alentejo, de dois mil megawatts, destinada à exportação de electricidade verde para a Europa do Norte. Este investimento, que rondará os seis mil milhões de euros, criará um novo cluster industrial no país, de acordo com o “Público”.
A megacentral fotovoltaica de elevada concentração, que poderá começar a ser construída em 2011, é um dossier que está há vários meses em preparação. A sua instalação deverá ocupar cerca de cinco mil hectares no Alentejo, e já recebeu o apoio do Governo e da Comissão Europeia.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FIFA Interactive World Cup reconhece jovem talento português

Não é só nos relvados que o futebol português marca golos. Francisco Cruz, um jovem com 14 anos, natural da Trofa, alcançou o terceiro lugar no FIFA Interactive World Cup.
Esta é uma competição anual que através de jogos online tem por objectivo determinar o melhor jogar virtual de futebol. Nesta competição participaram cerca de cinco milhões de jogadores de várias nacionalidades.